“Atuador com rigidez variável para aplicação em suspensões automobilísticas” é o primeiro depósito de pedido de patente da UFSC em 2022

06/04/2022 16:51

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) depositou o primeiro pedido de patente do ano de 2022 junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no começo de fevereiro. Trata-se do “Atuador com Rigidez Variável para Aplicação em Suspensões Automobilísticas”, A tecnologia foi desenvolvida 100% no Laboratório de robótica aplicada Raul Guenther, do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC.

O Atuador com Rigidez Variável (AVR) é amplamente utilizado em robôs industriais, próteses robóticas, exoesqueletos e robôs com interação humana. O diferencial desta invenção está na aplicação automobilística na estrutura da suspensão e na configuração estrutural diferente dos dispositivos já existentes.

O objetivo do invento é melhorar o comportamento do sistema de suspensão de veículos de uso diário (utilitário e de passeio), permitindo maior estabilidade durante curvas, manobras e em terrenos irregulares. Por ser uma peça com funcionamento puramente mecânico, o custo de produção em larga escala é menor do que o custo do Atuador com Amortecimento Variável (AAV), tecnologia mais utilizada para variação do comportamento da suspensão.

A invenção é de autoria de Guilherme Vinicius Smaniotto Bernardi, mestrando em Engenharia Mecânica (EMC) na UFSC. São co-autores o Dr. Henrique Simas, professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC) na área de robótica industrial, e o Dr. Rodrigo de Souza Vieira, professor da EMC, que atua nas áreas de componentes mecânicos e dinâmica de máquinas e veículos.