UFSC e Marinha assinam Protocolo de Intenções Mútuas

22/10/2018 14:02

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Marinha do Brasil assinaram um Protocolo de Intenções Mútuas (PIM) na manhã desta terça-feira, 16 de outubro. Junto com o documento, foi acertado um plano de trabalho para que laboratórios da UFSC e institutos de pesquisa da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) estabeleçam parcerias pontuais. A cerimônia ocorreu na Escola de Aprendizes-Marinheiros, no Estreito, em Florianópolis.

O documento é o resultado de múltiplos encontros que representantes da Universidade e Marinha mantiveram desde 2017. O último deles ocorreu em setembro, quando houve uma apresentação mútua de laboratórios e centros de pesquisa da UFSC e de institutos de pesquisa da Marinha. Com o protocolo, a DGDNTM e a UFSC podem prestar apoio mútuo às atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico, pesquisas básicas e aplicadas, desenvolvimento de produtos, tecnologias, metodologias, modelos, softwares, entre outras.

O diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, destacou a importância do acordo para as duas instituições. Ele conta que houve bastante trabalho conjunto antes da assinatura, alinhavando necessidades e potencialidades de Marinha e UFSC. “Pela forma como o processo foi conduzido, acredito que este protocolo é o que tem maiores perspectivas de resultados a curto, médio e longo prazos. É uma relação que será efetiva, duradoura, e trará muitos frutos para as duas instituições”, diz Albuquerque.

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, também lembrou que o protocolo é uma chance de juntar esforços para buscar recursos e resultados, uma oportunidade para que as duas entidades sejam beneficiadas. “Isso é o que importa: trabalhar para o desenvolvimento do Brasil. O país precisa de cérebros e de união de esforços”.

O secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, afirma que o protocolo é uma das janelas de oportunidade que a Universidade tem para se conectar com a sociedade. “É um arranjo onde a UFSC pode realizar pesquisas de grande relevo, com fortes possibilidades de financiamento para desenvolver e explorar suas habilidades específicas”. Ramos também cita parcerias semelhantes já feitas com o Exército e que há tratativas de acordos semelhantes com Aeronáutica e BR Foods. Ele também destaca que as pesquisas desenvolvidas para a Marinha são “duais” por natureza: tem uma aplicação militar, mas também podem ser dirigidas para o uso civil.

Representante da DGDNTM para ligação com as universidades parceiras, o capitão de fragata Antonio Augusto Murat Torres afirma que a Marinha detectou diversos pontos de aderência entre suas necessidades e projetos de pesquisadores da UFSC. “Identificamos projetos que podem ser compartilhados com nossos institutos de pesquisa e começamos a costurar um plano de trabalho”. Murat também ressalta a importância da UFSC, “responsável direta por uma cultura de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina: diversos egressos da UFSC montaram empresas e startups tecnológicas”.

Com a assinatura do PIM, a UFSC passa a integrar o pequeno grupo de universidades brasileiras que desenvolve projetos e programas em conjunto com a Marinha.  Destas, quatro instituições mantêm escritórios da Marinha em seus campi: UFRJ, UFF, USP e FURG.

Fonte: Notícias da UFSC