INPI participa de evento na Rússia sobre novas tecnologias em PI

16/04/2018 09:18

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou nesta segunda-feira, dia 16 de abril, da “Conferência Internacional 1.0 sobre Transformação Digital: Propriedade Intelectual e Tecnologias Blockchain”, realizada em Moscou, na Rússia.

A tecnologia blockchain, relacionada a criptomoedas como o bitcoin, consiste numa base de dados distribuídos, com funcionamento em rede, na qual as informações são armazenadas em “blocos” interconectados. Os “blocos” geram “resumos hash”, ou seja, códigos criptografados que garantem que os conteúdos não foram alterados após serem incluídos na base de dados.

Caso de sucesso

Pimentel destacou que o INPI já tem uma experiência positiva com o uso do “resumo hash” no serviço de registro de programa de computador. Antes, o autor tinha que enviar o código-fonte do software em papel ou CD para o Instituto. Desde a mudança implementada no ano passado, o autor precisa apenas gerar um “resumo hash” e enviá-lo ao INPI na solicitação de registro, junto com uma declaração de veracidade assinada digitalmente.

Com a automação completa do serviço e a inclusão do hash, o tempo médio de registro de software diminuiu de 1.300 dias, até 2016, para apenas dez, a partir de setembro do ano passado.

Ao observar o cenário mais amplo de desenvolvimento tecnológico, o presidente do INPI também ressaltou o potencial para aprimorar os procedimentos internos a partir do uso de documentos eletrônicos.

O evento

Realizada entre os dias 16 e 17 de abril, a Conferência reúne, em Moscou, cerca de 800 participantes, de 11 países, incluindo mais de 30 especialistas internacionais no campo das tecnologias blockchain.

Entre os organizadores do evento, estão os BRICS (grupo de países que inclui África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e o Serviço Federal para a Propriedade Intelectual da Rússia (ROSPATENT), que possuem representantes no evento.

Fonte: Site INPI