Enapid e ProspeCT&I serão de 23 a 25 de novembro em Florianópolis

19/07/2016 09:37

O Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid) e o ProspeCT&I serão realizados de 23 a 25 de novembro de 2016, em Florianópolis (SC). No mesmo período, acontecerão o III Encontro dos PPGs em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação Tecnológica e o III Workshop de Tech Mining e Inovação. Os eventos conjuntos terão como tema a “Propriedade Intelectual e Inovação na Indústria de Alimentos”.

O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 22 de agosto. A avaliação dos trabalhos submetidos será de 20 de agosto a 20 de setembro e a comunicação com os autores, de 20 a 30 de setembro.

As inscrições para os eventos ainda não estão abertas, mas serão realizadas em breve por meio da página: http://www.redenit-ne.net/

Submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão ser a respeito de prospecção tecnológica ou de propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento, na forma de artigo completo para apresentação oral e embasados em dados e indicadores concretos.

Os trabalhos para apresentação oral serão submetidos, exclusivamente, por meio do Portal da Revista Cadernos de Prospecção (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/nit/about).

Os trabalhos completos submetidos para apresentação oral deverão seguir a seguinte formatação: Microsoft Word, papel A4 com 2 cm nas margens superior, inferior, esquerda e direita, fontes Times New Roman, tamanho 12pts, 0 pts antes do parágrafo, 6 pts após parágrafo, com texto justificado. O número de páginas deve ficar entre dez e 15, incluindo figuras e tabelas, todas numeradas e inseridas ao longo do texto.

Os trabalhos devem conter as seguintes seções: Introdução, Objetivo, Escopo, Resultados e Discussão, Conclusão e Perspectivas.

A primeira página deverá conter o título do trabalho, nome dos autores (separados por ponto e vírgula) com o e-mail do autor de correspondência entre parênteses, endereço dos autores (separados por ponto e vírgula), resumo do trabalho em português e em inglês com no máximo 150 palavras, seguidos de três a seis palavras–chave em português e inglês, separadas por ponto e vírgula. Finalmente colocar até três áreas de tecnologia/ciência/setor empresarial de acordo com as opções disponibilizadas no Portal da revista.

As figuras (gráficos, esquemas etc.) deverão ter qualidade gráfica adequada com fundo branco, com largura máxima de uma coluna (8,5 cm) ou, excepcionalmente, de duas colunas (17,5 cm).

No caso particular de esquemas, contendo estruturas químicas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente.

As referências devem ser apresentadas no final do artigo de acordo com as normas da ABNT NBR 6023/2000, assim como as citações ABNT NBR 10520/2001.

Eventos durante o Enapid

Os eventos conjuntos adotam um formato único no Brasil, consistindo de:

  • Palestras – com especialistas internacionais e nacionais sobre aspectos relativos à prospecção tecnológica, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, interação universidade-empresa, entre outros, trazendo novas experiências e abordagens que discutam os desafios da atualidade.
  • Sessões coordenadas – com a apresentação dos trabalhos submetidos e avaliados pelo Comitê Científico para apresentação oral dentro de dois grandes temas: propriedade intelectual e prospecção tecnológica.
  • Sessão de pôsteres – com apresentação dos resumos submetidos e aprovados pelo Comitê Científico para esta sessão dentro dos mesmos grandes temas.
  • Oficinas / minicursos mão na massa – com redação de patentes, estratégias de busca, prospecção tecnológica, contratos de transferência de tecnologia, uso do e-Marcas e e-Patentes, busca de literatura não patentária.
  • Treinamentos gratuitos com software de busca – com os participantes experimentando a manipulação de grande volume de dados de modo automático, desmistificando seu uso, tornando-o rotineiro e com uso de ferramenta do novo paradigma, como o APOL, entre outros.

Fonte: INPI