Calendário SINOVA
No calendário da Sinova, você encontra os eventos relacionados à inovação, ao empreendedorismo, à propriedade intelectual e à criatividade que acontecem na UFSC. A opção de assinatura permite que você adicione nosso calendário na sua agenda favorita e se mantenha sempre informado.
Vai realizar um evento e gostaria que ele estivesse na nossa agenda? Envie as informações clicando no botão abaixo!
Evento transmitido pelo canal do Youtube do Academy UFSC: https://www.youtube.com/@AcademyUFSC
Evento transmitido pelo canal do Youtube do Academy UFSC: https://www.youtube.com/@AcademyUFSC
Evento transmitido pelo canal do Youtube do Academy UFSC: https://www.youtube.com/@AcademyUFSC
O evento buscará realizar uma abordagem prática acerca do exercício dos direitos autorais no mercado a partir da perspectiva de quem cria, ilustrando quatro posições possíveis: a) programadores/desenvolvedores; b) músicos; c) escritores; d) produtores de conteúdo audiovisual. Para tanto abordaremos o fenômeno da incidência da proteção do Autor conferida por leis nacionais e internacionais, dentro e fora da internet.
O evento busca apresentar à comunidade conceitos básicos de direito autoral e como eles se aplicam à pesquisa acadêmica.
O evento visa discutir a relação entre os direitos autorais e o ChatGPT, propondo também orientações básicas sobre as melhores práticas no que diz respeito ao uso dessa tecnologia no ambiente acadêmico.
A palestra do professor Rainer Kattel marca o início das atividades de formação que serão implementadas ao longo do ano.
Palestrante: RAINER KATTEL, Professor e Vice-Diretor do Instituto para Inovação e Propósito Público (IIPP) do University College London. Bacharel e mestre em Filosofia Política e Clássica. Doutor em Administração Pública (todos os títulos da Universidade de Tartu, Estônia).
Resumo da Palestra:
Nesta palestra, o professor Kattel vai apresentar os argumentos centrais desenvolvidos por ele, pelo professor Wolfgang Drechsler e pelo professor Erkki Karo em seu mais recente livro, intitulado “How to Make an Entrepreneurial State: Why Innovation needs Bureaucracy” (“Como construir um Estado Empreendedor: Por que a Inovação precisa da Burocracia”).
O livro foi o ganhador do prêmio George R. Terry da Academy of Management de 2023 e faz um relato inovador que mostra como o setor público deve se adaptar, mas também perseverar, para avançar na tecnologia e na inovação. O livro trabalha o conceito de “burocracias de inovação”, ou seja, organizações públicas que promovem a inovação ao criar, financiar, regular mercados e usar compras públicas. Assim, desafia a noção predominante de que inovação e burocracia são um oximoro.
O texto explora as bases históricas e teóricas do papel do Estado em promover a inovação e o desenvolvimento produtivo. Ao adotar uma visão schumpeteriana do conceito, o livro destaca o delicado equilíbrio entre estabilidade e agilidade necessário para que as burocracias públicas apoiem o setor privado e transformem com sucesso os modelos nacionais de desenvolvimento, aprofunda a discussão do papel do Estado para o desenvolvimento econômico e participa, de forma privilegiada, do debate sobre Estados desenvolvimentistas e empreendedores.
Debatedor: Doutor Alexandre de Ávila Gomide, Diretor de Altos Estudos da Enap e professor do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Enap.
Coordenação da Mesa: Celina Pereira- Secretária Adjunta da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado-SETE/MGI.
Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Vice-Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), integra a carreira desde 2008. Professora da disciplina “Difusão de políticas públicas” para gestores públicos na ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), ministrou “Estado, Governo e Políticas Públicas” e “Introdução à Ciência Política” nos cursos de graduação em Relações Internacionais, Gestão Pública e Ciência Política da UnB.