Calendário SINOVA
No calendário da Sinova, você encontra os eventos relacionados à inovação, ao empreendedorismo, à propriedade intelectual e à criatividade que acontecem na UFSC. A opção de assinatura permite que você adicione nosso calendário na sua agenda favorita e se mantenha sempre informado.
Vai realizar um evento e gostaria que ele estivesse na nossa agenda? Envie as informações clicando no botão abaixo!
- Visita guiada à exposição Química dos Perfumes – 02, 09, 16 e 23 de Agosto – Local: Quimidex (EFI) –10h às 12h e 14h às 17. (Gratuito)
O evento busca apresentar à comunidade conceitos básicos de direito autoral e como eles se aplicam à pesquisa acadêmica.
O evento visa discutir a relação entre os direitos autorais e o ChatGPT, propondo também orientações básicas sobre as melhores práticas no que diz respeito ao uso dessa tecnologia no ambiente acadêmico.
A Propriedade Intelectual (PI) é uma ferramenta fundamental que facilita tanto a proteção quanto a comercialização de bens e serviços em nível nacional, regional e internacional. O curso de Ensino à Distância DL-730 em PI e Exportações, adota uma metodologia prática e focada no desenvolvimento de competências para lidar com os desafios e problemas comuns enfrentados por exportadores e trabalhadores de agências de exportação na prática diária.
Buscando promover a conscientização sobre a importância da PI para o processo de exportação como um todo, o DL-730 examina a PI e as questões relacionadas à exportação que surgem nos ambientes regulatórios nacionais específicos para negócios, comércio e investimento estrangeiro direto na América Latina e Região do Caribe. O curso baseia-se em exemplos de casos reais e situacionais do Brasil, Colômbia e México, para sintonizar os alunos com as considerações transfronteiriças e transnacionais práticas que eles devem levar em consideração ao procurar proteger seus produtos e serviços dependentes de PI.
Ao longo do curso, os participantes trabalharão para criar uma lista de verificação prática de atividades personalizadas para seu próprio ambiente de exportação individual.
Informações básicas
- Localização : Online
- Idioma : Português
- Duração : 33 horas
- Serviço de tutoria : Sim
- Certificado : Sim
- Custo : Lista de taxas
- Administrador do Curso : DL730p.academy@wipo.int
Sessão atual
DL730P24S1
- Inscrição : 03-jan-2024 – 19-mar-2024
- Curso : 05-abr-2024 – 03-jun-2024
- Próximo exame : 24-mai-2024 – 02-jun-2024
Objetivo: Este curso avançado tem como objetivo aprofundar, exemplificar e praticar os conceitos da busca de informação patentária. O treinamento é composto de atividades práticas que complementam princípios teóricos da busca de informação tecnológica. Também são apresentados bancos de dados, técnicas e ferramentas utilizadas durante a Busca de Patentes.
Período de inscrição: até 19/03/2024*
*Inscrições encerram às 19h (horário de Genebra)
Exame Final: 28/06 a 07/07/2024
O curso é disponibilizado em língua portuguesa. Tanto o curso como o exame final serão realizados via internet.
Pré-requisito: Não há
Taxa de inscrição:
– U$40,00 estudantes
– U$60,00 profissionais
– Bolsas para funcionários de Instituições Governamentais (mediante disponibilidade de vagas e carta de indicação do dirigente máximo da instituição)
Objetivo: O participante deverá, ao final do curso, ser capaz de identificar o que são indicações geográficas, diferenciando-as das marcas coletivas; reconhecer as diferenças entre a indicação de procedência e a denominação de origem; e identificar corretamente os usos delas em casos concretos. Além disso, deverá ter noções do que consistem os pedidos de registro de marcas coletivas e de indicações geográficas.
Curso online e totalmente autoinstrucional.
Período de inscrição: até 03/03 ou até o preenchimento das vagas disponíveis, o que ocorrer primeiro
Taxa de inscrição: Gratuito
Carga horária: 20h/a
A palestra do professor Rainer Kattel marca o início das atividades de formação que serão implementadas ao longo do ano.
Palestrante: RAINER KATTEL, Professor e Vice-Diretor do Instituto para Inovação e Propósito Público (IIPP) do University College London. Bacharel e mestre em Filosofia Política e Clássica. Doutor em Administração Pública (todos os títulos da Universidade de Tartu, Estônia).
Resumo da Palestra:
Nesta palestra, o professor Kattel vai apresentar os argumentos centrais desenvolvidos por ele, pelo professor Wolfgang Drechsler e pelo professor Erkki Karo em seu mais recente livro, intitulado “How to Make an Entrepreneurial State: Why Innovation needs Bureaucracy” (“Como construir um Estado Empreendedor: Por que a Inovação precisa da Burocracia”).
O livro foi o ganhador do prêmio George R. Terry da Academy of Management de 2023 e faz um relato inovador que mostra como o setor público deve se adaptar, mas também perseverar, para avançar na tecnologia e na inovação. O livro trabalha o conceito de “burocracias de inovação”, ou seja, organizações públicas que promovem a inovação ao criar, financiar, regular mercados e usar compras públicas. Assim, desafia a noção predominante de que inovação e burocracia são um oximoro.
O texto explora as bases históricas e teóricas do papel do Estado em promover a inovação e o desenvolvimento produtivo. Ao adotar uma visão schumpeteriana do conceito, o livro destaca o delicado equilíbrio entre estabilidade e agilidade necessário para que as burocracias públicas apoiem o setor privado e transformem com sucesso os modelos nacionais de desenvolvimento, aprofunda a discussão do papel do Estado para o desenvolvimento econômico e participa, de forma privilegiada, do debate sobre Estados desenvolvimentistas e empreendedores.
Debatedor: Doutor Alexandre de Ávila Gomide, Diretor de Altos Estudos da Enap e professor do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Enap.
Coordenação da Mesa: Celina Pereira- Secretária Adjunta da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado-SETE/MGI.
Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Vice-Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), integra a carreira desde 2008. Professora da disciplina “Difusão de políticas públicas” para gestores públicos na ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), ministrou “Estado, Governo e Políticas Públicas” e “Introdução à Ciência Política” nos cursos de graduação em Relações Internacionais, Gestão Pública e Ciência Política da UnB.