Estudante de Design Gráfico da UFSC desenvolve cadeira de rodas com barras flexíveis para cães

12/04/2022 14:52

O aluno Artur Donadel Balthazar, graduando do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da professora Regiane Trevisan Pupo, desenvolveu uma cadeira de rodas com barras flexíveis para cães com deficiência motora.

O invento se diferencia das demais cadeiras de rodas disponíveis no mercado, pois suas barras laterais para fixação e estabilização da coluna são flexíveis para a esquerda e direita, permitindo assim a movimentação do tórax do animal.

Com a maioria de seus componentes fabricados via impressão 3D (que permitem a obtenção de geometrias complexas a um baixo custo), a cadeira de rodas permite adaptação às medidas de cada animal ainda na etapa de projeto, eliminando a necessidade de muitos mecanismos de ajuste de altura, comprimento e largura após a fabricação. A cadeira de rodas possui ainda a possibilidade de adaptação para quatro rodas, sendo que as duas rodas da frente podem ser direcionadas de acordo com o movimento do tórax, eliminando a necessidade de rodízios giratórios.

O depósito da patente foi realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) em fevereiro deste ano com o nome “Configuração Aplicada a uma Cadeira de Rodas para Animais Quadrúpedes com Barras Flexíveis para Rotação do Tórax”.