Módulo Teleatendimento – STT 2: sistema de consultório virtual inova no atendimento remoto síncrono

07/11/2024 11:00

Em agosto de 2024, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o registro do Programa de Computador Módulo Teleatendimento – STT 2 na Revista de Propriedade Intelectual. Desenvolvido pelo Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTelemed/UFSC), o sistema de consultório virtual permite atendimento síncrono entre profissionais cadastrados e pacientes, que acessam o serviço via credenciamento pelo CADSUS (webservice do STT ao DATASUS). 

Este sistema facilita o atendimento remoto em tempo real por chat, áudio ou vídeo, conforme a preferência do atendente. Anexos podem ser compartilhados por ambos os lados e todas as conversas são registradas e acessíveis posteriormente. O acesso aos anexos também está disponível para outros atendentes e para o próprio paciente, caso necessite.

As vantagens do sistema incluem:

  • Compatibilidade com diversos dispositivos, como celular, tablet, computador e smart TV.
  • Elimina a necessidade de cadastro, pois a autenticação é feita pelo CADSUS.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: telemedicina@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2024 003256 8.

Inventores:

  • Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo – Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC).
  • Eduardo Beckhauser – Analista de Desenvolvimento e  Suporte do Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTelemed/UFSC).
  • Harley Miguel Wagner – Gerente de Desenvolvimento e Integração do Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTelemed/UFSC).
  • Jean Fernando Hillesheim – Analista de Desenvolvimento e  Suporte do Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTelemed/UFSC).
  • Vinícius Andreóli Petrolini – Analista de Desenvolvimento e  Suporte do Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTelemed/UFSC).
  • Walter Harlinzon Mayorga Olabarrera – Analista de Desenvolvimento e  Suporte do Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTelemed/UFSC).