TELEM: Inovação em telemonitoramento de saúde é registrada pelo INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou na Revista de Propriedade Intelectual, em agosto de 2024, o registro do Programa de Computador “TELEM”. A invenção foi desenvolvida pelo Laboratório de Produção, Inovação e Pesquisa em Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (LAPETEC/GIATE/UFSC).
O TELEM é um programa que permite monitorar casos de pacientes com diagnóstico de covid-19 com perfil de gravidade, conforme estratificação de risco e chance de evoluir para internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O invento permite o cadastro de pacientes para telemonitoramento e pode ser integrado aos sistemas de saúde existentes nas instituições, podendo ser expandido para uso em pacientes clínicos e cirúrgicos.
Após o cadastro e validação de senha, os dados de saúde podem ser informados pelo smartphone, tablet ou computador pessoal. A equipe de transição do cuidado, à distância, faz o monitoramento em tempo real.
Entre as vantagens da invenção:
- Possui sistemas de alerta (verde, amarelo e vermelho) e prioriza os pacientes conforme a gravidade dos dados informados;
- Auxilia os profissionais de saúde na tomada de decisões e avaliação de riscos;
- Produz relatórios e dashboards de indicadores gerenciais e assistenciais.
Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: giate.ufsc@gmail.com. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2024 002823 4.
Inventores:
-
Catiele Raquel Schmidt – Enfermeira e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).
-
Daniela Couto Carvalho Barra – Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
-
Edna Ribeiro de Jesus – Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).
-
Elisiane Lorenzini – Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC).
-
Greici Capellari Fabrizzio – Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).
-
Julia Willrich Boel – Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
-
Michelle Mariah Malkiewiez – Mestranda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).