Balanço mensal da SINOVA encerra o ano com dois pedidos de registros de patentes, um modelo de utilidade e um desenho industrial
A GPI/SINOVA apresentou, na última semana, o balanço mensal de pedidos de registro do mês de dezembro de 2022. Ao todo, foram depositados dois pedidos de patentes e um desenho industrial junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, e uma carta-patente de um Modelo de Utilidade.
Destacando a criação de Alberto Kazushi Nagaoka e Fernando Cesar Bauer, professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), o modelo de utilidade “Disposição Construtiva em Equipamento Descascador de Pinhão” (BR 20 2017 008019 1) aperfeiçoa os métodos de descascamento de pinhão a partir de uma automatização que pode ser utilizada em escala industrial. Ampliando métodos já existentes e suas funcionalidades, o equipamento segue um processo no qual o pinhão é inserido na máquina e se direciona a dois cilindros que comprimem suas extremidades para extrair a parte comestível.
Além deste projeto, a Sinova atuou diretamente com o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica/POSMEC/CTC (BR 10 2022 025156 8) e com o Centro Tecnológico de Joinville/CTJ (BR 10 2022 025290 4) no registro de pedidos de patentes. Desenvolvendo também o modelo de desenho industrial (BR 30 2022 006636 2), orientado pela Coordenadoria de Graduação em Design de Produto/ CGDP / CCE, a Sinova reforça seu compromisso no desenvolvimento de tecnologias habilitadoras para o cenário tecnológico.
Para obter mais informações sobre estas tecnologias, entre em contato pelo e-mail sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação do projeto.