Laboratório Fotovoltaica da UFSC inaugura usina de hidrogênio verde em parceria com MME e Cooperação Brasil – Alemanha

15/09/2023 16:00

Inaugurada, na sexta-feira (25/08), a primeira usina de Hidrogênio Verde de Santa Catarina, está localizada no Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC). Considerado o combustível do futuro, dada sua forma sustentável de produção, o hidrogênio está sendo produzido no novo bloco de laboratórios que recebeu investimentos de R$ 14 milhões.

A cooperação faz parte do Projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), empresa alemã que implementa os projetos da Cooperação no Brasil, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME). O objetivo do projeto é apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde (H2V) no país.

Leia mais sobre a parceria UFSC e GIZ para a produção de hidrogênio verde.

O Laboratório Fotovoltaica, onde foi instalada a Usina, é um dos pioneiros na pesquisa em geração de energia solar e conta com alguns diferenciais, um deles é o fato de ter placas fotovoltaicas funcionando não só no telhado, como é usual, mas também nas paredes e fachadas do prédio, o que triplicou a produção de energia solar.

Obtido a partir de um processo chamado de eletrólise, o hidrogênio verde é uma espécie de separação da molécula da água em átomos de hidrogênio e de oxigênio. Feita por meio de uma reação química induzida por energia elétrica, depois da sua divisão, o hidrogênio pode ser armazenado e utilizado como combustível para energia elétrica e, até mesmo, para veículos elétricos voltados à mobilidade urbana.

Parceria com a Alemanha auxilia na sustentabilidade na Amazônia

Como uma das prioridades no novo governo, a transição energética vem buscando parcerias na área de energia com outros países, em especial a Alemanha, para a cooperação em estudos na área do hidrogênio de baixo carbono.

Com potencial máximo de geração de 4,1 Nm3/h (normal metro cúbico por hora) de hidrogênio verde e produção máxima de 1 kg/h de amônia, a usina e o hidrogênio verde tem importante papel na descarbonização da Amazônia, devido a sua forma sustentável e alinhada com as expectativas mundiais de produção e geração de energia.

Como foco de interesse dos cientistas envolvidos no projeto, a Amazônia é diretamente afetada pela utilização de combustíveis fósseis como fonte de energia. Por meio da ciência produzida na Universidade, será possível promover soluções que atuem na sustentabilidade da Amazônia e no desenvolvimento dos ecossistemas brasileiros.

Com informações do Notícias da UFSC.