UFSC e GIZ são parceiras no desenvolvimento de “hidrogênio verde”, alternativa sustentável de eliminação de gases poluentes

17/05/2023 11:13

Uma das palavras que prometem ocupar cada vez mais a pauta governamental e social nos próximos anos é a de “descarbonizar”. A palavra, que significa reduzir as emissões de gases do efeito estufa – em especial do dióxido de carbono gerado pela queima de combustíveis fósseis -, é a missão dos países para conter o aumento da temperatura da Terra.

Com a ideia de eliminar por completo estes gases em algumas décadas, soluções vêm sendo pesquisadas para desenvolver energias menos poluentes e provindas de fontes renováveis, principalmente no Brasil, país-chave nesse cenário. Um dos destaques é o hidrogênio verde (H2V), combustível aplicado principalmente nas áreas de transporte e produção de indústrias. 

Em 2022, a UFSC fechou um acordo de parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), especializada em projetos de cooperação técnica e desenvolvimento sustentável. Ao total serão investidos R$ 12 milhões para a produção de energia elétrica, hidrogênio e amônia verde no laboratório do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC, localizado no Sapiens Parque.

Assista ao vídeo e saiba mais: Universidade Já: Laboratório Fotovoltaica UFSC desenvolve pesquisa sobre hidrogênio verde.

A parceria visa o uso de um reator para a produção de amônia verde (NH3), produto utilizado principalmente como fertilizante. A produção será possível por meio da junção do hidrogênio produzido por energia solar combinado – em reação – com o nitrogênio. Segundo os responsáveis pelo projeto, além do reator, também será adquirido um eletrolisador e uma célula de combustível que possibilitaram a produção do hidrogênio e seu uso para geração de energia elétrica.

Com informações do Notícias UFSC.