Finep lança edital que apoia pesquisadores que tenham soluções enquadradas na TRL entre 6 a 8

18/01/2023 11:00

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) torna público o edital InovaDoc que apoia doutorandos, doutores e pós-doutores que tenham interesse em empreender por meio da criação de novas empresas ou transferência de tecnologias a empresas já existentes. O edital está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), através do Departamento de Inovação (Sinova).

De acordo com o edital, entende-se como tecnologias já consolidadas aquelas que atingiram um nível de maturidade mínimo de protótipo, cuja propriedade intelectual esteja ou não protegida, e que tenha um produto com demanda pelo mercado. Para isso, as soluções tecnológicas já devem estar no ambiente de negócios adequado para o desenvolvimento e seguir sua evolução em uma empresa.

Assim, o programa se destina a soluções com  nível de maturidade Technology Readiness Level (TRL) entre 6 a 8, e devem, a princípio, ter minimamente um protótipo validado em ambiente relevante ou operacional.

Ao todo serão disponibilizados R$ 50 milhões em subvenção econômica, nas quais as tecnologias deverão estar enquadradas a uma das seguintes linhas temáticas: biotech, nanotech, healthtech e agritech.

Cada projeto deverá solicitar o mínimo de R$ 4 milhões, e o máximo de R$ 5 milhões, nos quais 15% do valor destinado para as despesas – obrigatoriamente – serão redirecionados para a estruturação da gestão da empresa.

As propostas devem ser submetidas pelos pesquisadores até às 18h, do dia 27 de abril de 2022.

Vale ressaltar que as tecnologias desenvolvidas no âmbito da UFSC que ainda não foram protegidas devem ser registradas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela UFSC – segundo Resolução 014/CUn/2002. As orientações para solicitação de proteção estão disponíveis neste link.

Também cabe ressaltar que a transferência de tecnologia na UFSC é atribuição da SINOVA, logo o pesquisador que tiver o projeto selecionado deve contar com a SINOVA para tratativas decorrentes do Edital.

Aproveite a oportunidade! Esta é a chance de introduzir no mercado tecnologias desenvolvidas em nossa Instituição.

Acesse o edital completo aqui e saiba mais.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a SINOVA pelo e-mail sinova@contato.ufsc.br.