Final do “SINOVA UFSC Startup Mentoring” reúne 15 equipes e apresenta os vencedores do Ciclo 2024/1

11/07/2024 14:00

Na última sexta-feira (5), o Departamento de Inovação (SINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu a final do “SINOVA UFSC Startup Mentoring” – Ciclo 2024/1, na ACATE Downtown.

No início do evento, a equipe da SINOVA apresentou um balanço da edição com indicadores, startups, mentores e parceiros que contribuíram para a construção do novo ciclo. Além da apresentação da SINOVA, as 15 equipes finalistas também realizaram apresentaram seu pitch final, que apontou a classificação e premiação dos mais bem colocados.

Juliana Corrêa, Diretora em Exercício da SINOVA, apontou que o programa vem contribuindo para criar um ambiente cada vez mais empreendedor e inovador dentro da UFSC. “Os participantes do SINOVA UFSC Startup Mentoring são desafiados a desenvolver suas ideias em modelos de negócio. Esse processo ocorre por meio de uma metodologia construída pela SINOVA e outros parceiros. Além disso, os participantes recebem apoio de mentores para pensar especificamente sobre suas ideias. Esse movimento contribui para o desenvolvimento de habilidades complementares, formando talentos mais bem preparados para o mercado de trabalho. O evento final do Demoday completa a experiência conectando a UFSC com o ecossistema de inovação por meio da avaliação pitchs dos modelos de negócios desenvolvidos”.

Para compor a banca de avaliação, a final contou com a participação de: Luiza Helena, gestora de Projetos de Inovação e Startups no Sebrae Santa Catarina; Guilherme Reitz, CEO da Yungas, mentor e embaixador da ACATE Startups; Marina Leite, gestora da Venture Capital e coordenadora do Comitê de Negócios do Grupo Mulheres Acate; e Milena Veiga, Head de Tecnologia na DataforAll e Gerente de Projetos na Secretaria da Saúde de Santa Catarina.

Para o Ciclo 2024/1, as equipes High Level, Odin’s e Sportspace foram as vencedoras. A equipe High Level, que ocupou o primeiro lugar, garantiu a posição com uma solução de monitoramento do nível do gás, de forma não invasiva. A solução se conecta a um app que conta com alerta por meio dos dados elencados.

Já em segunda lugar, a equipe Odin’s Sight Eletronicsecurity contou com uma solução de segurança para identificação em tempo real de criminosos, com dados armazenados em blockchain. O terceiro lugar foi ocupado pela equipe Sportspace que trabalha com a facilitação de organização de partidas esportivas, conectando amantes de esportes, com pessoas que não tem equipes construídas para jogar seu jogo favorito.

Evento destaca o trabalho das equipes e a construção de novos conhecimentos

Pedro Henrique, da Sportspace, destacou que o evento auxiliou na construção de novos insights para sua startup. “Eu achei o evento muito bom para não só treinar a nossa oratória, mas também por todos os questionamentos que os jurados fizeram [sobre a startup]. Eu acredito que o evento abriu muito a minha visão profissional” – finaliza.

Já para Vitória Tessari, da equipe R.O.S.A, o evento foi uma experiência para experimentar também novos espaços dentro da UFSC. “Achei o evento interessante. Não esperava nada parecido e tinha uma ideia muito diferente do que seria. Somos da engenharia, mais voltada para a parte de pesquisa, então nem imaginávamos que estaríamos em um evento de empreendedorismo”. 

O novo ciclo do “SINOVA UFSC Startup Mentoring” já está com inscrições abertas

O “edital n° 26/2024 – PROPESQ/SINOVA” seleciona equipes para a participação no “SINOVA UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2024/2”. O Programa tem como público-alvo empreendedores, estudantes, egressos, entusiastas do empreendedorismo e inovação, além da comunidade externa no geral, desde que correspondam aos requisitos do edital. As inscrições podem ser feitas até 18 de agosto, por meio do formulário online.

Além deste, o “edital nº 28/2024” foca em disciplinas que busquem fomentar equipes no desenvolvimento de novos negócios para a participação no “SINOVA UFSC Startup Mentoring”. De fluxo contínuo, o edital convida professores/as com disciplinas a serem ofertadas no semestre 2024/2, que queiram usufruir da estrutura do programa.