Invenção do EMC/CTC foca no gerenciamento de resíduos e garante diminuição no impacto ambiental

06/12/2023 13:49

Foi publicada na Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a patente “Aplicação do resíduo sólido industrial cloreto de magnésio como precursor em síntese de baixo custo de nanopartículas cúbicas de óxido de magnésio”, em julho de 2023.

O pedido se refere a um Certificado de Adição de Invenção do BR 102021019605-0, depositado em 30/09/2021. A invenção, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC), se refere a um processo de formação a baixa temperatura de nanopartículas cúbicas de óxido de magnésio usando como precursor um resíduo sólido industrial à base de cloreto de magnésio.

Nas últimas décadas, os recursos naturais vêm sendo consumidos de maneira intensa, causando grandes volumes de resíduos industriais dos mais variados tipos, o que pode gerar grande impacto ambiental. Sem gerenciamento e descarte adequados, esses resíduos são responsáveis por ampliar a poluição do ar, do solo e das águas.

Uma forma de minimizar os custos e eventuais impactos ambientais é o reaproveitamento de resíduo sólido produzido, aplicando-o como reagente precursor de nanopartículas, ou seja, gerando produtos com alto valor agregado. Utilizando materiais já produzidos a partir do composto cloreto de magnésio, a rota sintética proposta pela invenção envolve poucas etapas e baixas temperaturas, com reagente de fácil manuseio e baixa periculosidade. Além de contribuir com a redução do volume de resíduo sólido industrial descartado, seus custos inerentes também transformam o resíduo em matéria-prima rentável.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com o departamento pelo e-mail: chefia.emc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 13 2022 014509 0.