UFSC e Nanoscoping firmam contrato de propriedade intelectual de invenção que auxilia no crescimento de metabolismo de cultivos testados

14/09/2023 09:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Nanoscoping Soluções em Nanotecnologia firmaram contrato de regulamentação de titularidade e reconhecimento mútuo de direitos e obrigações relativos ao uso, manutenção e regras gerais de licenciamento do ativo de propriedade intelectual.

O contrato é relativo à patente “Processo de obtenção de hidrolisado proteico de Arthrospira platensis nanoparticulado com quitosana”, depositada em outubro de 2022, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR 10 2022 021167 1.

A invenção se refere a um processo de obtenção de um hidrolisado proteico de A. platensis nanoparticulado com quitosana, produzido através da hidrólise ácida da biomassa microalgal. A solução hidrolisada possui compostos e é formulada em nanopartículas de quitosana, de modo a proteger os ativos presentes, assim como aumentar a estabilidade e áreas de superfície e absorção do produto quando aplicado por via foliar.

A colaboração entre UFSC e Nanoscoping conta com cinco pesquisadores e é desenvolvida pelo Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias (FIT/CCA/UFSC). O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de setembro de 2023.