Programa de computador avalia erros obtidos em dados sobre a COVID-19 nos estados brasileiros

08/08/2023 13:27

Foi publicado, em julho de 2023, na Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o programa de computador COVID Curve. Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento do Centro Tecnológico (PPGEGC/CTC/UFSC), o software foi desenvolvido na linguagem Python e foca em atividades de serviços de tecnologia da informação.

Executando a modelagem de dados de incidência de COVID-19 nos estados brasileiros, o programa avalia erros obtidos no modelo por meio de uma curva de aprendizagem. Com avaliação a cada 14 dias, a curva utiliza um modelo ARIMA que se constrói em diferentes seções do conjunto de dados de treinamento e utiliza uma busca cega que determina os parâmetros mais adequados. Sua busca em grade é executada de forma automatizada, o que permite a configuração de parâmetros diferentes e o aprimoramento de cada ponto específico da série temporal. Após as predições obtidas com o modelo, uma curva exponencial assintótica é ajustada nos erros obtidos para determinar um ponto de equilíbrio do modelo.

O programa pode ser a solução ideal para construir uma curva de aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de processos adequados em cenários com aquisição constante de novas instâncias. Assim, é possível permitir a avaliação do comportamento de modelos em contextos de Big Data, nos quais a geração contínua de novos dados resulta em modelos estáveis após um período que não podem ser determinados no presente.

Para obter informações sobre a tecnologia os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: ppgegc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o programa, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 001482 6.