Invenção auxilia a determinar o rendimento de motores de indução trifásicos (MIT) em operação

31/05/2023 13:09

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu carta patente do “Sistema e método para determinação de rendimento de motores de indução em campo e em operação”.

A parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Engie Brasil Energia S.A. e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), se refere a um sistema e método para a determinação do rendimento de motores de indução trifásicos (MIT) em operação.

O método é não intrusivo e não invasivo, além de não requerer parada, desacoplagem da carga ou retirada do motor de sua instalação. O equipamento realiza medidas de grandezas elétricas, magnéticas e mecânicas da máquina, as quais são empregadas em um programa numérico para determinar o rendimento do motor de indução trifásico.

Com características que consideram o estado de degradação do MIT e/ou não conformidade com dados de catálogo para ampla faixa de carregamento, a invenção utiliza apenas valores e/ou formas de onda de corrente de linha, tensão de alimentação, potência elétrica de entrada, velocidade de rotação, campo magnético externo e/ou de suas derivadas, medidos ou não pelo próprio equipamento, além de dados de placa da máquina em análise.

O efeito técnico inovador da medição da derivada temporal do campo magnético externo consiste na maior sensibilidade do equipamento para detectar raias no espectro de frequência do que seria possível com o sinal de corrente ou mesmo de campo magnético, devido à amplificação natural provocada pelo operador derivativo na amplitude de componentes de ordem elevada.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora pelo e-mail: depto.eel@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova, em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2017 007889 2.