Propesq/Sinova mapeia espaços ligados à robótica na UFSC. Participe do mapeamento e cadastre sua atividade também!

30/05/2023 12:58

Como uma realidade brasileira, principalmente na área de manufatura, a robótica vem tornando os ambientes industriais cada vez mais acessíveis e inteligentes, integrando e automatizando processos que normalmente são delegados a humanos. Presente também em setores como agricultura, tecnologia, transporte e logística, a robótica garante maior custo benefício para a produção e maior satisfação de profissionais.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina investem em soluções de robótica para impulsionar cada vez mais a tecnologia nos mais diversos setores. Por meio de chamadas como a nº 12/2022 – Propesq/Sinova, foi possível mapear alguns espaços dentro da Universidade que trabalham com atividades ligadas à robótica.

O número expressivo ainda não é a totalidade de espaços da UFSC. Por isso, o Departamento de Inovação (Sinova) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) reforçam seus esforços para mapear espaços makers e fablabs de robótica que ancoram ações de inovação e das disciplinas da UFSC.

Conheça os espaços já mapeados pelo “Makerspaces UFSC – Google My Maps”.

Se você é professor ou técnico-administrativo e coordena ou tem conhecimento de atividades de robótica, tanto no ensino, quanto na pesquisa e extensão, faça o cadastro do seu projeto pelo formulário.

O mapeamento visa desenvolver estratégias conjuntas com os espaços para ampliar as ações dos ambientes de robótica e atuar nos desafios percebidos pelos seus pesquisadores. A ideia é que, com o georreferenciamento, ações possam ser pensadas para dar visibilidade e importância a estes trabalhos.

Para os próximos passos será selecionada a liderança da iniciativa estratégica para cumprir a Política de Inovação e Empreendedorismo da UFSC.

Cadastre aqui o seu espaço!