Invenção do EQA/UFSC viabiliza a produção de alimentos funcionais em produtos desidratados a temperatura ambiente

29/05/2023 10:07

O pedido de patente “Leite fermentado e desidratado em pó contendo probiótico micro encapsulado ativo”, depositado pela Sinova, foi publicado na Revista de Propriedade Intelectual em abril de 2023.

Desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos do Centro Tecnológico (EQA/CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a invenção se aplica ao campo de alimentos funcionais e se refere a um produto lácteo desidratado em pó contendo o probiótico Lactobacillus fermemtum micro encapsulado e ativo, que pode ser armazenado à temperatura ambiente por, pelo menos, 6 meses.

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Tendo como problema a baixa estabilidade ao processamento térmico que acaba tendo uma redução da viabilidade durante o armazenamento e na passagem pelo trato gastrointestinal (TGI), a microencapsulação permite proteção extra ao alocar as células dentro de uma membrana encapsulante semipermeável.

Garantir a viabilidade dos microrganismos em produtos desidratados à temperatura ambiente ainda é um desafio para a indústria de alimentos. Por isso, a presente invenção se dá por meio de um produto desidratado que mantém os microrganismos viáveis mesmo se armazenado à temperatura ambiente.

A microencapsulação do probiótico, aliada à técnica de secagem por camada fina a temperaturas moderadas, confere proteção durante o processo de secagem e armazenamento. O novo produto mantém os microrganismos probióticos viáveis (108 UFC/g) por pelo menos 6 meses, à temperatura ambiente. Não há produto com essas características no mercado e nas patentes existentes.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: eqa@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 019608 4.