Invenção do EMC/UFSC oferece um método de síntese de nanopartículas monocristalinas via calcinação em alta temperatura

29/05/2023 13:53

O pedido de patente “Síntese de nanopartículas monocristalinas com formato cúbico de óxido de magnésio via calcinação em alta temperatura”, depositado pela Sinova, foi publicado na Revista de Propriedade Intelectual em abril de 2023.

Desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/UFSC), a invenção se refere ao campo da síntese de nanomateriais e, mais especificamente, a um método de síntese de nanopartículas monocristalinas com formato cúbico de óxido de magnésio, via calcinação em alta temperatura. A invenção é destinada a aplicações que requerem maior área superficial e com maior rendimento de reações interfaciais.

Muitas propriedades são atribuídas a partículas policristalinas em escala nanométrica devido a maior quantidade de interfaces reativas distribuídas em uma grande área superficial e da presença de defeitos (vacâncias de oxigênio) que amplificam fenômenos eletrônicos.

Por outro lado, nanopartículas monocristalinas apresentam menos microdeformações (menor concentração de defeitos no interior do cristal) o que torna o transporte de carga mais eficiente: em reações eletrônicas, fotocatalíticas, eletrocatalíticas, em fotoluminescência e em eletroluminescência, já que os átomos se distribuem de maneira mais uniforme nos mesmos.

Com isso, além de rápida, simples e econômica, a invenção também é destaque por seu alto rendimento, geração de subprodutos não nocivos e produtos com elevada pureza.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: mecanica@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 019605 0.