INPI lança iniciativa para promover tecnologias verdes em empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia

22/05/2023 10:55

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançaram, no último dia 11 de maio, a iniciativa “Ações para promover ambiente de negócios em tecnologia verdes: inovação, propriedade intelectual e sustentabilidade”.

A iniciativa, que também conta com as parcerias da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Programa EUROCLIMA+, Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Ação AL-INVEST Verde DPI, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil, têm como objetivo promover negócios comerciais e parcerias tecnológicas em tecnologias e inovação verdes.

O evento busca negócios sustentáveis/resilientes e com baixo impacto ao meio ambiente, e foca em iniciativas chamadas de “Tecnologias verdes”, sejam elas:

1. Protegidas (por meio de patentes concedidas);
  2. Pedidos de patentes apresentados em relevantes Escritórios de Propriedade Industrial;
  3. Ou ainda na fase de projetos em andamento para fins de desenvolvimento tecnológico.

A ação ainda prevê a realização de rodadas de negócios com empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com base em tecnologias nas áreas de Agricultura Sustentável, Energias Renováveis (aplicáveis à cadeia de Hidrogênio Verde) e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

As inscrições para a etapa de matchmaking de negócios podem ser feitas até o dia 30 de maio e estão sendo realizadas por meio de formulários de inscrição online, separados por áreas temáticas, organizadas pelos consultores designados abaixo:

– Formulário de inscrição – Agricultura Sustentável
Consultor: Tomaz Ribeiro Lanza (tomazlanza@gmail.com

– Formulário de inscrição – Energias Renováveis e Hidrogênio Verde
Consultor: Luisa Barros Valentim (luisa.valentim@gmail.com)

– Formulário de inscrição – Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Consultor: Ricardo Abussafy (abussafy@gmail.com

Leia o regulamento completo aqui e participe.

UFSC na corrida por mais tecnologias verdes

Segundo estudos da Organização Meteorológica Mundial, as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cincos anos devido aos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Ninõ. Pensando nisso, as tecnologias verdes, ou tecnologias ambientais, são essenciais para ajudar a preservar o meio ambiente a partir da eficiência energética e a redução de resíduos prejudiciais.
Conheça o trabalho do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC com hidrogênio verde (H2V).