Acordo entre UFSC e Acate impulsiona o empreendedorismo e a inovação no ambiente acadêmico

06/02/2023 11:19

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), assinaram nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, um acordo de cooperação técnica para a realização do projeto ACATE Campus. O projeto visa à transferência de conhecimentos para a promoção de empreendedorismo e inovação na UFSC, e será desenvolvido durante um período de três anos.

A cerimônia de abertura reuniu atores do ecossistema de inovação de Santa Catarina, professores da UFSC e integrantes da equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq). Pelos termos do acordo, a UFSC deve oferecer espaço físico para o projeto; mobilizar alunos técnicos e professores a participarem das atividades extensionistas promovidas; promover junto à comunidade universitária palestras, workshops e aulas, além de estimular a participação de alunos, técnicos e professores em atividades de pré-incubação, incubação e de promoção à inovação e empreendedorismo desenvolvidos pela Acate.

Já a Acate deverá indicar profissionais empreendedores para participar de aulas, palestras e workshops; contribuir com atividades de curricularização da UFSC; realizar ações de pré-incubação e incubação que estimulem o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo na UFSC; promover e estimular a participação de empresas, instituições do terceiro setor e parceiros externos, como SEBRAE, Prefeitura de Florianópolis e Fapesc, no apoio de projetos e ações universitárias desenvolvidas na UFSC.

A diretora de inovação em exercício da Sinova, Juliana Corrêa, participou do evento e destacou que o acordo é essencial para reforçar a difusão da cultura empreendedora dentro da Universidade. “O coordenador do acordo prof. Sérgio Petters e a Sinova firmaram uma parceria que promove a conexão das ações de inovação e empreendedorismo ao Programa INOVA UFSC. Dentre algumas ações, destaca-se a inserção de workshops e aulas, decorrentes do acordo, no Calendário SINOVA, ainda a NOVUS atuará como célula de inovação do CTC (Centro Tecnológico/UFSC) e indicará mentores ao programa SINOVA UFSC Startup Mentoring” – destaca Juliana.

As atividades do projeto ACATE Campus serão desenvolvidas nos espaços do Ambiente de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores (Novus), vinculado ao CTC e localizado no Sapiens Parque.

Leia a matéria completa no Notícias da UFSC.