Propesq/SINOVA lançam chamada para projetos de inovação na cidade de Biguaçu

03/10/2022 13:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) e a Superintendência de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançaram na última sexta-feira (30/09) a chamada nº 6/2022, convidando servidores(as) docentes e técnico-administrativos a manifestarem interesse em desenvolver projetos de inovação e pesquisa aplicada no município de Biguaçu – Santa Catarina.

A Prefeitura Municipal de Biguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, quer cooperar com pesquisadores(as) da UFSC, com vistas a promover desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda. A Prefeitura está disposta a adotar para esse modelo de desenvolvimento o conceito de “cidade inteligente e sustentável”, que é um ecossistema de inovação urbana impulsionado pelo uso de tecnologias da informação e comunicação, as TICs, coordenadas de forma equilibrada junto à infraestrutura natural e construída da cidade para aumentar a eficiência urbana, garantir o equilíbrio socioecológico, enfrentar os desafios da sustentabilidade, e, consequentemente, oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos sem perder de vista a articulação entre o desenvolvimento econômico, social, sustentável e urbano inovador. Tem objetivo também de implementar ações práticas que fomentem o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Desse modo, esta chamada comporta projetos em inúmeras áreas, alinhadas às dimensões da cidade, como economia, educação, saúde, segurança, comunidade, meio ambiente, cultura, mobilidade, governança e aperfeiçoamento do setor público. Os projetos devem considerar a combinação em funcionamento sinérgico entre as dimensões e a infraestrutura natural e construída da cidade de Biguaçu, alinhada ainda com as tecnologias e interoperabilidade dos sistemas existentes e futuros que venham a potencializar o território.
Em especial, a Prefeitura vislumbra oportunidades de desenvolvimento associadas à conclusão do Contorno Viário da Grande Florianópolis, a projetos que dinamizam sua economia a partir de suas vocações, dos elos faltantes da cadeia produtiva, das tendências tecnológicas e da conexão com o oceano. Propostas que venham a potencializar a inovação do território, por meio de ambientes de inovação, tais como parques tecnológicos, centros de inovação, pré-incubadoras, incubadoras etc., são igualmente bem-vindas. Ainda, é relevante considerar a dinâmica de orquestração do ecossistema de inovação local alinhado às práticas e como forma de ser o grande potencializador das ações realizadas.

Neste link, pode ser acessado o estudo preliminar com vistas ao desenvolvimento do território. Esse documento, pode balizar a tomada preliminar de decisão quanto à elaboração das propostas e sua posterior articulação.

As pessoas interessadas devem preencher este formulário até o próximo dia 17 de outubroElas serão convidadas para a realização de um workshop de conexão entre os atores políticos da Prefeitura de Biguaçu e pesquisadores.as responsáveis pelas propostas, na data provável de 26 de outubro de 2022. Nesse momento, haverá o detalhamento e a articulação dos projetos, visando seu encaminhamento em parceria com a Prefeitura.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email: sinova@contato.ufsc.br

Link para o formulário: clique aqui.

Link para a Chamada nº 06/2022: clique aqui.