Contrato de Propriedade Intelectual: UFSC e Unioeste

01/06/2022 14:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) firmaram contrato de propriedade intelectual para regular os termos do programa de computador desenvolvido em parceria, intitulado “Sistema imunológico artificial aplicado para detecção de intrusão (SIA-DI)”.

A tecnologia consiste em uma solução computacional bioinspirada para a detecção de intrusão em servidores de rede de computadores, de modo distribuído. Como principais características, o SIA-DI é em um sistema de detecção de intrusão baseado em anomalias, com arquitetura centralizada, baseada em host e gerando respostas passivas (por meio do envio de emails aos administradores) e ativas por meio do isolamento do(s) serviço(s) atacados.

O professor-pesquisador João Bosco Mangueira Sobral, do Departamento de Informática e Estatística (INE), do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, é um dos autores do programa de computador BR 51 2016 000190-9, desenvolvido em parceria com a Unoesc e depositado em 2016.