Bolsista da SINOVA participa do 1º Hackathon INPI

06/05/2021 11:08

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério da Economia (ME), realizou entre os dias 5 e 12 de abril, a primeira maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas (hackathon), com o objetivo de encontrar meios modernos para aprimorar os serviços prestados pelo Instituto.

O evento, realizado de forma totalmente virtual, contou com uma programação de palestras sobre Propriedade Intelectual, Negócios e Inovação, ministradas por profissionais do INPI e de instituições parceiras. Além de mentorias e desafios com o objetivo de instigar os participantes a desenvolverem suas ideias.

Izabelly Friedrich, estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e estagiária na Secretaria de Inovação da UFSC, participou do INPI Hack e definiu a maratona como “uma experiência intensa de muito aprendizado, revisão, autoconhecimento, networking e principalmente de gigantesca troca de informações com pessoas extremamente qualificadas.”

A estagiária do Departamento de Inovação da SINOVA foi convidada a compor o time 166. A equipe desenvolveu um aplicativo chamado “Meu INPI” que tem como objetivo levar o acesso à informação e o conhecimento de um forma fácil, rápida e prática a todos que tiverem interesse pelos temas: propriedade intelectual, inovação e negócios. Para conferir o vídeo do “Meu INPI”, clique aqui.

A plataforma, conta com uma tabela que fornece de forma resumida, dados do usuário com base no seu CNPJ/CPF. “Também queríamos trazer a seguridade jurídica para o usuário e por isso juntamos as principais decisões de segundo grau do próprio INPI, além das decisões do  STF e STJ em diversos casos envolvendo marcas e patentes”, conta Izabelly.

De um total de 54 equipes, a de Izabelly ficou entre as 10 melhores, ocupando o nono lugar. “Ficamos felizes com o resultado, e acima de tudo isso ganhamos uma experiência única”, comemora.