UFSC recebe prêmio Stemmer de Inovação em duas categorias

30/04/2021 15:40

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi vencedora do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense em duas categorias. A premiação ocorreu na terça-feira (27), pelo canal do Youtube da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), realizadora do evento.

A universidade venceu o 2º lugar na categoria Agente da Inovação pelo trabalho desenvolvido pelo professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, coordenador do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. O professor recebeu o prêmio por ter realizado acordos de cooperação com instituições alemãs para intercâmbio de estudantes e parcerias com grandes indústrias como a WEG.

A conquista já é a segunda alcançada pelo Labsolda, que em 2017 venceu o 2º lugar do prêmio na categoria Instituição de CTI. Na ocasião, com o recurso recebido na premiação, o laboratório investiu na ampliação da infraestrutura de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da UFSC.

Para o professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, é uma honra receber o prêmio que leva o nome do patrono do Departamento de Engenharia Mecânica. O professor Caspar Erich Stemmer foi diretor do Centro Tecnológico (CTC), chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e reitor da UFSC, entre os anos de 1976 e 1980. “Alegra-me ver o reconhecimento outorgado a uma trajetória de 20 anos de dedicação exclusiva e ininterrupta à uma área, no caso à  Ciência e Tecnologia da Soldagem, permeada pelo trinômio criatividade, conhecimento, e empreendedorismo, como incentivo aos nossos futuros cientistas empreendedores e inovadores”, destaca o professor Régis.

Enquanto isso, na categoria Projeto Acadêmico Inovador, as egressas do curso de Zootecnia da UFSC, Larissa Sobolewski Magassy Baptista e Manoela Karolina Ribeiro Santos, ficaram com o 3º lugar. As alunas desenvolveram um biscoito assado para melhorar a saúde bucal dos cães.  O produto feito de extrato de romã e própolis, evita doenças causadas pela falta de escovação dos dentes dos pets e garante a higiene e o bem-estar dos animais.

A ideia surgiu no final de 2017 e foi explorada em dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), orientados pela professora Priscila de Oliveira Moraes e co-orientados pela professora Lucélia Hauptli. Larissa Baptista desenvolveu a pesquisa laboratorial, em uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Manoela Ribeiro Santos foi responsável pela pesquisa de campo em Florianópolis, com cerca de 40 cães voluntários.

O projeto que teve início em 2018 e foi concluído em 2019, ano em que as alunas se formaram, foi financiado pelas professoras, alunas e pais que arcaram com todos os custos, desde materiais à locomoção e publicações. Todo o trabalho de produção dos biscoitos foi feito manualmente. Em breve, a pesquisa de Manoela será publicada pela revista Animal Feed Science Technology.

Sobre o prêmio

O Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) desde 2009. Durante as 8 edições do prêmio, já  foram homenageadas mais de 100 pessoas, empresas e instituições, por se destacarem no ecossistema de inovação catarinense.

Em 2019, a Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (SINOVA/UFSC) foi uma das homenageadas e recebeu o 2º lugar na categoria ICT Inovadora, pelo projeto SINOVA UFSC Startup Mentoring.