SINOVA participa de projeto piloto de capacitação em base de dados de patentes

15/04/2021 17:23

Nesta quinta-feira (15/04), colaboradores da SINOVA participaram do projeto piloto de capacitação em base de dados de patentes, ministrado pela bibliotecária Adriana Stefani Cativelli da Biblioteca Universitária da UFSC. A capacitação, de nível introdutório, em breve será oferecida a toda comunidade acadêmica pela BU/UFSC, em parceria com a SINOVA.

O conteúdo apresentado foi dividido em três partes. Em primeiro momento, foi apresentado o documento de patente, sua estrutura, detalhes gerais e os motivos para se patentear. A seguir, foram apresentadas as bases de dados, suas principais fontes, campos de busca e recursos. Por último, foram abordados os tipos de busca e suas estratégias.

De acordo com Marlise There Dias, diretora de inovação em exercício, “Essa capacitação é extremamente importante para a SINOVA, pois traz muitas informações relevantes a docentes e pesquisadores para que, antes de iniciarem seus projetos, pesquisem também em bases de patentes”.

Na UFSC, a SINOVA é o departamento responsável pela gestão e proteção das criações intelectuais decorrentes das pesquisas universitárias, bem como pela busca da transferência dos ativos de propriedade intelectual para os diferentes segmentos da sociedade e setor produtivo, por meio de parcerias.