SINOVA divulga resultado final do SINOVA UFSC Startup Mentoring 2020

26/10/2020 11:30

Nos dias 21 e 22 de outubro, durante a 18ª SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação) da UFSC, as dez equipes finalistas do projeto “Sinova Startup Mentoring”, selecionadas em eventos regionais promovidos nos cinco campi da universidade, expuseram suas ideias inovadoras para a banca de Avaliação e Mentoria.

Representantes do sistema de inovação catarinense fizeram parte do grupo de avaliadores-mentores: Norberto Dias, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc); Silvia Carvalho, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Luiza Guerreiro e Cassia Carvalho, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); Marcelo Wolowisk e André Tioda, da INVISTO; Antônio Augusto Murat de Sousa Torres, da Marinha do Brasil; e Alfredo Kleper Lavor, da Secretaria de Inovação (Sinova) da UFSC.

Após a fase de análise das ideias, foi realizada, no dia 23 de outubro, a cerimônia de premiação, que foi aberta pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann. O secretário Alexandre apresentou o programa iSHIS (Startups Humanas Inteligentes Inovadoras e Sustentáveis, seguido dos parceiros, Arthur Nunes, vice-presidente da ACATE; Antonio Augusto Murat, Comandante da Marinha do Brasil; André Tioda, analista da INVISTO; Jefferson Bueno, gerente de inovação e empreendedorismo do Sebrae; José Eduardo Fiates, diretor da FIESC; e Norberto Dias, representante da Recepecti.

A parte mais aguardada do evento, o anúncio das “ideias mais inovadoras” e a entrega virtual dos certificados de finalistas do Sinova Startup Mentoring, foi realizada pelo Secretário de Inovação, Alexandre Moraes Ramos, e pela servidora Kamila Vieira da Silva Mathias. A vice-reitora destacou a importância deste tipo de ação para promoção da política de inovação e empreendedorismo, que muito contribui para o avanço e desenvolvimento da sociedade.

Confira os projetos participantes desta etapa final, em ordem de classificação:

1º lugar – Receptor híbrido de energia solar e biomassa (campus Florianópolis)
2º lugar – Smart Energy (campus Araranguá)
3º lugar – Hybrid Car Innovation (campus Blumenau)
4º lugar – PAEI (Plataforma colaborativa na educação inclusiva) (campus Araranguá)
4º lugar – Biossíntese Pesquisa e Desenvolvimento Ltda (campus Florianópolis)
4º lugar – ProAvaliARE (campus Curitibanos)
4º lugar – Aplicativo para cálculo de ingestão de cálcio (campus Joinville)
8º lugar – Unemanas – delas para elas (campus Blumenau)
8º lugar – TRACE (campus Curitibanos)
8º lugar – VAN (campus Joinville)

Felipe Telles, um dos integrantes da equipe vencedora do projeto, é aluno da pós-graduação do departamento de engenharia mecânica, vinculado ao laboratório de tubos de calor (LABTUCAL/UFSC), comenta: “Foi muito gratificante para mim, porque sou  da área mais de ‘pesquisador’ e descobri muitas coisas nessas mentorias, que eu espero que continue. No começo eu não acreditei que a gente iria chegar tão longe, apesar de ser muito bom o projeto, a UFSC tem muitos projetos de alta qualidade. Parabéns a todos os participantes também”.

O programa “iSHIS – Startups Humanas Inteligentes Inovadoras e Sustentáveis” visa promover a inovação e fomentar o empreendedorismo inovador em todos os campi da UFSC. Este ano, em razão da pandemia de Covid-19, o projeto foi realizado de forma totalmente virtual e trouxe a temática “o novo contexto da inovação pós-pandemia”.

Em novembro, a SINOVA lançará a série “Conhecendo as ideais finalistas”, em que os participantes  compartilharão suas experiências em participar do SINOVA UFSC Startup Mentoring 2020 e darão dicas para aqueles que pensam em ingressar no universo das startups. Para acompanhar, acesse as redes sociais da Secretaria:

Facebook: https://www.facebook.com/sinova.ufsc/
Instagram: https://www.instagram.com/sinova.ufsc/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sinova-ufsc/
YouTube: https://tinyurl.com/yczjw32q