Servidores da Sinova participam de palestra sobre Comunicação Assertiva

01/07/2020 17:05

Na última sexta-feira (26) os servidores da Secretaria de Inovação da UFSC participaram da palestra “Comunicação Assertiva”, tendo como condutora Emilia Schveitzer da empresa ESchveitzer Traduções. A atividade faz parte do programa de desenvolvimento continuado dos  servidores da Secretaria, que tem ocorrido semanalmente durante o período de trabalho remoto.

A Comunicação Assertiva é a habilidade essencial que consiste na capacidade de se expressar eficazmente e com diplomacia. De acordo com Emilia, esse tipo de comunicação “perpassa o autoconhecimento e questionamentos como: o que você gosta, o que você quer, e o que você tem para ofertar e o que você ainda precisa trabalhar para melhorar essa oferta”, explica.

Como resultado da palestra, os servidores compreenderam que é preciso ter um olhar individual, mas sempre manter um olhar no outro. “Conhecer e perceber o outro e se expressar de acordo com a necessidade do outro, que pode ser diferente da minha. É necessário sensibilidade e empatia”, destaca Emilia. A avaliação faz conexão com os arquétipos, apresentados à equipe no encontro anterior.

Para o Secretário de Inovação, Dr. Alexandre Moraes Ramos.  “O contexto da SINOVA é bastante intenso quanto a Comunicação, tanto verbal quanto escrita, pois fazemos a interação da UFSC com parceiros”. Muitas dessas interações, segundo ele, são complexas e exigem uma comunicação assertiva, clara e segura.

 

 

 

Tags: Comunicação AssertivaPalestraServidores SinovaSinova