Final do Sinova Startup Mentoring

18/10/2019 14:51

Oito equipes finalistas do projeto “Sinova Startup Mentoring”, selecionadas em eventos regionais promovidos nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), expuseram suas ideias inovadoras para a banca de Avaliação e Mentoria, no início da tarde desta quinta-feira, 17 de outubro, na Secretaria de Educação a Distância (Sead), em Florianópolis.

Representantes do sistema de inovação catarinense fizeram parte do grupo de avaliadores-mentores: Norberto Dias, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc); Alexandre Souza, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Mateus Figueiredo, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); Janice Rodrigues Maciel, da InovAtiva; Luma Jung da Silveira, da BZPlan Gestão de Investimentos; Tony Chierighini, da Fundação Certi; Antônio Augusto Murat de Sousa Torres, da Marinha do Brasil; e Alfredo Kleper Lavor, da Secretaria de Inovação (Sinova) da UFSC.

Confira os projetos participantes desta etapa final em ordem de classificação:

1. Banco de cordão umbilical e membrana amniótica para uso veterinário – Andrea Gonçalves Trentin, Débora Cristina Olsson, Bianca Luise Teixeira e Talita Silva Jeremias
  2. Psicobióticos e Autismo: Tayná Magagnin e Aderbal da Silva Aguiar
  3. Desodorante orgânico e natural – Hellen K Stulzer, Bianca R.Pezzini e Chrystiane M. Bittencourt
  4. Sinergia botânica – Regina Celis Lopes Affonso e Eva Regina de Oliveira Rodrigues
  5. iObras.com – João Antônio Farias
  6. SiloLeite – Thiago Vera Iorio
  7. Talkative – Jennifer Rodrigues e Tiago Cunha
  8. Pé de Meia – Keyla Cristina Bicalho

Jennifer Farias Rodrigues, uma das finalistas, é aluna da pós-graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos da UFSC Joinville. Explica que “já começou seu projeto de mestrado visando uma aplicação comercial e desta forma surgiu o ‘Talkative’”. No seu caso, “a banca a auxiliou em como apresentar trabalho para potenciais clientes e não apenas de forma técnica”.

Após a fase de análise das ideias, foi realizada à noite a cerimônia de premiação, que foi aberta pelos secretários de Inovação, Alexandre Moraes Ramos, e de Educação a Distância, Luciano Patrício Souza de Castro, no auditório da Sead. O secretário Alexandre apresentou o novo programa da UFSC iSHIS 2020 – Startups Humanas Inovadoras e Sustentáveis – e os diferentes atores do ecossistema empreendedor que desejam agregar e conectar o conhecimento gerado na Universidade com o mercado e a sociedade.

Na ocasião, o tema “Cidades e Startups Inteligentes” foi abordado pelos professores Neri dos Santos, do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC), e Anna Freitas Portela de Souza Pimenta, da Arquitetura e Urbanismo.

A parte mais aguardada do evento contou com a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar. Ficou para o final da noite o anúncio das “ideias mais inovadoras” e a entrega dos certificados de finalistas do Sinova Startup Mentoring. O reitor destacou a importância deste tipo de ação para fomentar o empreendedorismo e deseja que o sistema se amplie e que os eventos em inovação seja uma constante na Universidade.

O programa “Caminhos da Inovação” contempla um conjunto de projetos voltados para a promoção da inovação e do empreendedorismo inovador. Integra este programa o “Sinova Startup Mentoring”, que visa selecionar negócios inovadores para comporem o mapeamento de startups, promovendo, desta forma, conexão direta das ideias com o mercado.

Fonte: Notícias da UFSC