UFSC e YPY Sorvetes firmam contrato de propriedade intelectual

30/09/2019 17:35

Marcelo Baracuhy e Reitor Ubaldo Cesar Balthazar assinam contrato de propriedade intelectual entre a UFSC e YPY Sorvetes nesta sexta-feira. Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a YPY Sorvetes Premium assinaram, nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, um contrato de propriedade intelectual. O objetivo é regulamentar as comercialização do Pro Vita, sorvete complemento alimentar, inventado em parceria com pesquisadores da UFSC.

O sorvete minimiza os efeitos da quimioterapia em pacientes portadores de câncer, além de ser indicado para pessoas que precisam de alto valor proteico e calórico, como idosos, crianças sem apetite e atletas de alta performance. Após firmado o contrato, a comercialização do produto renderá à UFSC uma porcentagem paga pela YPY e investida na produção científica da instituição. Segundo o secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, os royalties pagos à UFSC “serão repassados aos pesquisadores, laboratórios de pesquisa envolvidos e à própria instituição para gerenciar e custear as novas patentes e todo o portfólio de patentes que a Universidade tem”, esclareceu.

Confira a matéria na integra publicada na página Notícias da UFSC!