Biblioteca

O projeto Empreende UFSC-SEBRAE desenvolveu um material gráfico com os principais conceitos e definições sobre empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e patente.

O Guia de Propriedade Intelectual desenvolvido pelo Departamento de Inovação Tecnológica  da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC tem a finalidade de orientar a comunidade acadêmica nos procedimentos de proteção dos resultados dos projetos desenvolvidos na UFSC. Neste Guia conceituamos os termos relacionados a Propriedade Intelectual, tais como patente de invenção e modelo de utilidade, desenho industrial, marca e programa de computador e orientamos os interessados sobre como deve ser feito as solicitações de proteção ao DIT.

O Manual do DIT tem por objetivo informar à comunidade acadêmica sobre os corretos procedimentos para a solicitação de proteção à propriedade intelectual produzida na UFSC.

Os seguintes Guias sobre Propriedade Intelectual de conteúdo educativo fazem parte de uma coleção, que contém quatro publicações sobre o tema direcionadas a estudantes, professores, jornalistas e empresários.  Os conteúdos foram produzidos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Fonte: www.propintelectual.com.br. Acesso em: 05/05/2011.

Alerta Tecnológico – Portal INPI O INPI, por meio de seu Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica – CEDIN, publica o “Alerta Tecnológico”, desde novembro de 2008. O Alerta consiste no levantamento das tecnologias publicadas mundialmente sobre assuntos estratégicos para o Brasil, definidos pelo Governo Federal. Serão duas publicações anuais sobre cada tema selecionado, contendo levantamento dos pedidos de patentes recém publicados, de janeiro a junho e de julho a dezembro. Cada publicação apresenta gráficos com os países de prioridade dos documentos encontrados, seus principais depositantes e classificações, além de uma relação com os números e títulos ou resumos dos pedidos. Com estas publicações, o INPI tem a intenção de atualizar o público e estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, a partir das informações contidas nos documentos de patente. Consulte as publicações mais recentes em: http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/informacao/alerta-tecnologico-1.html Acesso em: 18/05/2011

Manual de Políticas de Propriedade Industrial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação O manual de Políticas de Propriedade Industrial, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem por objetivo harmonizar as políticas de propriedade intelectual das instituições de fomento à ciência, tecnologia e inovação.