Painel 3: Boas Práticas

Boas Práticas

Recomendações aplicáveis às dimensões de proteção do conhecimento foi o tema da palestrante: Dra. Maria Isabel Araújo Silva dos Santos do Instituto Mauá de Pesquisa e Educação de Brasília/DF.

Dra. Maria Isabel apresentou os resultados de sua tese, demonstrando as pessoas, os processos, a gestão organizacional, a tecnologia, a cultura e os artefatos de conhecimento como dimensões a serem consideradas quanto à proteção do conhecimento. Apresentou ainda interessantes apontamentos quanto a instrumentos de proteção do conhecimento.

Boas práticas no âmbito da universidade: a gestão da confidencialidade: Dr. Juliano Scherner Rossi – Procurador Federal junto à UFSC

O procurador apresentou a partir de um caso prático ocorrido na universidade detalhes importantes que revelam a importância da proteção de conhecimento sensível.

Proposta da SINOVA – Secretaria de Inovação da UFSC: Professor Cláudio José Amante – Secretário de Inovação da UFSC

Apresentou o histórico de formação da Secretaria, os objetivos, as barreiras e os parceiros. Destacou principalmente o importante papel da universidade como agente no processo da inovação.

Acesse aos slides das apresentações:

Cláudio J. Amante

Maria Isabel A. S. dos Santos