Dia Nacional da Inovação

19/10/2018 13:04

No próximo dia 30 de Outubro, a norma ISO 50.501, referente à inovação, será publicada oficialmente na Europa. Coincidentemente, no dia 19 de Outubro se comemora no Brasil o Dia Nacional da Inovação. E mais curiosamente, neste mês de Outubro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, entre 18 a 20 de Outubro de 2018, a maior mostra científica do estado: a 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX).

A programação da SEPEX é variada: apresentações artísticas e culturais, minicursos, palestras, debates e 111 estandes agrupados por área de conhecimento – Comunicação, Cultura, Educação, Tecnologia, Ambiente, Trabalho, Direito e Saúde, entre outros. Além do Campus Florianópolis, a SEPEX se desenvolve também nos quatro Campi da UFSC – Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau.

As atividades são gratuitas e os estandes poderão ser visitados das 9h às 19h, nos dias 18 e 19, e das 9h às 12h, no dia 20.

Serão ofertados 185 minicursos em locais conforme a especificidade de cada atividade. Com isso, o ensino, a pesquisa e a extensão da UFSC se espalham pelo campus.

Segundo o CIESP-SP mais de 50% das indústrias nos EUA e Europa estão buscando processos de inovação e da chamada Indústria 4.0, que abrange o uso de tecnologias como robôs, inteligências artificiais, Big Data, entre outras. Na Índia e China esses números chegam a 25%. No Brasil apenas 2% das empresas se enquadram nessa categoria. Mais uma vez nosso país está ficando para trás em algo que já não é tendência, é realidade. Se não ocorrer uma rápida adaptação, a indústria brasileira será engolida.

A ISO 50.501, por sua vez, é uma certificação internacional para garantir que a inovação não seja apenas um discurso bonito e sim uma cultura inerente ao cotidiano das empresas.

Inovação é um dos temas da atualidade e qualquer empresa e instituição que busque se destacar precisa estar alinhada a esse novo mindset. É isso que a 17ª SEPEX quer provocar e é para isso que a Secretaria de Inovação da UFSC trabalha. Buscar conhecimento sobre o tema é a melhor forma de celebrar o Dia Nacional da Inovação.

Alfredo Kleper Lavor